sábado, 13 de agosto de 2011

Livro "Geografias Cariocas"


Em maio, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lançou o livro "Geografias Cariocas", da escritora Luciana Sandroni, voltado para o público infanto-juvenil. Tive acesso ao livro, que traça um roteiro dos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro e é realmente bastante interessante.

No entanto, mais uma vez, constato que o bairro do Caju com seus cemitérios e o Museu da Casa de Banho foi esquecido, embora o livro tenha um capítulo inteiro sobre a Zona Portuária.

Me pergunto quais motivos levam a esse "esquecimento" do bairro, e a resposta que me vem, a grosso modo, é que lá estão escondidas realidades que a sociedade não faz a menor questão de lembrar que existem: morte, lixo, doença e miséria.
Mas no bairro não existe apenas ISTO, e além do mais, até ISTO pode e deve ser visto com outros olhos.
O lixo se transforma em filme se visto de outro modo, vide o documentário Lixo Extraordinário, e o Museu da Limpeza Urbana - Casa de Banho de D. João VI é um espaço muito interessante para ser visitado por moradores da Cidade Maravilhosa e por turistas.
Cemitério pode ser ponto turístico! Quem foi a Buenos Aires e não visitou o Cemitério da Recoleta?


Tudo é uma questão de como direcionamos nosso olhar!

"Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara."
(Saramago)

De qualquer forma o livro é bastante interessante e pode ser um valioso instrumento de trabalho, diversão e conhecimento para professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário